quarta-feira, 28 de março de 2012

Recuperar partições com o Ubuntu


Recuperar partições
Apagar partições por engano é algo que acontece com certa assiduidade a pessoas que trabalham frequentemente formatando e arrumando computadores. Caso isso aconteça, não precisa ficar muito desesperado. Em alguns casos, é possível recuperar não só as partições, como também todos os dados que elas continham antes de serem varridas do disco.



Para isso, você precisa instalar a ferramenta testdisk, que pode ser encontrada da Central de Programas do Ubuntu. Depois de instalar a aplicação, siga os passos abaixo.

1) Execute o comando:
                                $ sudo testdisk

2) Selecione a opção “No Log” e pressione a tecla “Enter”.


3) A próxima tarefa é selecionar o disco do qual você deseja recuperar as partições. Utilize as teclas direcionais para escolher o item e pressione “Enter” para dar continuidade ao processo.

4) Agora, é preciso selecionar o tipo de tabela de partição utilizada no disco. Na grande maioria dos casos (sistemas de arquivos ext2 ou 3, NTFS e FAT32), a opção correta é “Intel”. Novamente, pressione “Enter” para prosseguir.


5) Na tela seguinte, selecione a opção “Analyse” e aperte a tecla “Enter”.

6) O testdisk mostrará a lista de partições encontradas e, marcadas em verde, aquelas que ele é capaz de recuperar.
7) Para restaurar um dos itens mostrados na lista, é só selecioná-lo e pressionar “Enter”.

8) Uma vez que as partições tenham sido recuperadas, basta reiniciar o computador e acessá-las normalmente.

Existem outras duas aplicações muito parecidas com testdisk. São elas: foremost e scalpel. O princípio de funcionamento das três ferramentas é o mesmo. Vale lembrar que é preciso ter muito cuidado quando se está mexendo com partições, pois qualquer comando errado pode fazer com que todo o disco seja completamente apagado.

Texto tirado em: http://www.tecmundo.com.br/linux/20652-9-formas-de-usar-o-linux-para-consertar-o-seu-windows-video-.htm

Nenhum comentário: