domingo, 9 de março de 2008

Refrigeração. Ar circulando.

Quem já não teve problemas de super-aquecimento ? Ainda mais no clima tropical do Brasil.

A mais comum e barata refrigeração usada é remover o calor de dentro do gabinete, utilizando fans, exaustores, ou somente a fonte para jogar ar quente do interior do gabinete para fora. Por isso que na traseira do gabinete sempre esta saindo um ar bem quente.

Porém, esse processo acaba sendo insuficiente as vezes. Então o que fazer ?

O ar quente tem tendência a subir e o frio a descer. O melhor jeito de criar uma boa ventilação e refrigeração é utilizando essa lei da física.
O ar em movimento causa a troca de calor, levando ar frio pra dentro do gabinete, haverá troca de calor entre os componentes e o ar frio, causando o aquecimento do ar e refrigeramento do hardware, mas esse ar quente ao ficar parado vai causar a elevação da temperatura cada vez mais, por isso é importante remover o mesmo de dentro do gabinete.

Causando uma boa circulação de ar no gabinete, muitos problemas de aquecimento já serão solucionados.

Vamos a prática:

A fonte tem um FAN, que tem como objetivo remover o ar quente da fonte e jogar para fora, a fonte tem furos do outro lado, e esse FAN acaba removendo um pouco de ar quente do gabinete. Mas essa não é a função da fonte por isso não é eficaz. Fontes de melhor qualidade fazem melhor esse serviço mas volto a dizer, essa não é função da fonte.

Já que o ar quente tende a subir, vamos tentar colocar algo na parte superior e traseira do gabinete para jogar esse ar quente para fora, geralmente os gabinetes de 4 baias ou mais vem com espaço para colocar algum fan na traseira (alguns vem até com lugar para 2 ou mais fans), e geralmente só tem o espaço mesmo, sem fan nem um. Então coloque um fan nesse espaço jogando ar pra fora.
Espaço para fans na traseira de gabinete.

Fazendo isso o ar quente não vai ficar parado dentro do gabinete causando mais e mais aquecimento, mas isso não é o suficiente, precisamos fazer com que entre ar frio causando a diminuição da temperatura.

Geralmente os gabinetes tem um espaço para colocar um fan na parte frontal do gabinete, embaixo dos slots para HDs, coloque um fan puxando ar de fora para dentro do gabinete.

Colocando esses fans o que acabamos de fazer foi criar uma circulação de ar constante dentro do gabinete, fazendo com que ar frio entre, haja troca de calor entre periféricos e ar frio, resfriamento do gabinete, aquecimento do ar, e remoção desse ar quente para entrada de ar frio novamente.
Imagem mostrando a circulação de ar no gabinete, feita no paint.

Dica:
Você pode remover o fan de fontes queimadas, estragadas, abandonadas, as fontes geralmente vem com um fan de 80mm, já as de melhor qualidade vem com algum fan de 120mm ou 160mm . O fan da fonte vem com 2 fios, um vermelho e um preto, para ligar basta você conectar o fio preto do fan no fio preto do molex, e o fio vermelho do fan no fio amarelo do molex que é o 12V.

Glossário:
Fan - ventilador, de vários tamanhos, 60mm, 80mm, 120mm, etc..
Exaustor - fan personalizado, com função de mover o ar em determinada direção.
Cooler - sistema de refrigeração de determinado periférico, pode ser passivo(somente dissipador) ou ativo(dissipador + fan).

Rafique says:

Daew galera, dei uma saída de casa e acabei não postando nada no sábado, hoje falei dicas de como manter um gabinete bem refrigerado, os próximos posts vão ser relacionados a dicas de como resfriar processador, placa de vídeo, memórias, hd, e outros itens de hardware do computador.

Flw galera.